domingo, 10 de julho de 2011

Sacola, plástica é um saco....

A sacola plástica foi uma invenção criada para nos trazer conforto e praticidade, mas hoje é uma grande ameaça ao futuro do planeta.


A sacola foi inventada aproximadamente por volta de 1862 e foi uma grande revolução ao comércio facilitando e baixando custos, no Brasil chegou pelos anos 80.
Estima-se que no Brasil sejam consumidas cerca de 35 mil sacolas por minuto, dois milhões por hora, segundo estudos cada pessoas consome em média, mais de 66 pessoas por mês, em 2007 estimava-se que o consumo anual era de 18bilhões de sacolas...
- As sacolas plásticas são feitas em sua maioria de um derivado do petróleo chamado polietileno de baixa densidade (PEBD), sua decomposição pode demoras até mais de cinco séculos, o que significa que uma sacola que você dispense hoje, poderá ser encontrada por seu tataraneto.
-A manufatura do polietileno faz-se a partir de combustíveis fosseis e acarreta a emissão de gases poluentes e quando incineradas as sacolas liberam toxinas nocivas a saúde.
-As sacolas quando chegam ao mar ou rios são responsáveis pela morte de diversos tipos de animais marinhos, são cerca de 200 diferentes tipos de animais, entre eles golfinhos, peixes, baleias, focas e principalmente tartarugas (que confundem as sacolas com águas vivas um de seus alimentos) além de várias espécies de aves marinhas

-Sua produção também é nociva ao meio ambiente, pois para produzir uma tonelada de plástico são necessários 1.140 kw/hora (esta energia daria para manter aproximadamente 7600 residências iluminadas com lâmpadas econômicas por 1 hora), sem contar a água utilizada no processo e os dejetos resultantes.
-Grande parte das sacolas acaba indo para bueiros e redes de esgoto, são responsáveis pelo acumulo de mais lixo causando entupimento dos canais, sendo assim responsável por enchentes e inundações em diversas cidades.

Ou seja, 24 sacos por mês.
Ou seja, 288 sacos por ano.
Ou seja, 22.176 sacos ao longo da vida.
Se apenas 1 de cada 5 pessoas neste país fizesse isso, economizaríamos 1.330.560.000.000 sacos plásticos durante nossas vidas.
Bangladesh proibiu os sacos plásticos.
A China proibiu os sacos plásticos gratuitos.
Irlanda foi o primeiro país da Europa a cobrar impostos sobre os sacos plásticos em 2002. Desta forma, reduziu o consumo em 90%.
-As sacolas plásticas em sua maioria acabam indo pra lixões (cerca de 80% são usados apenas uma vez depois descartados) e não são recicladas, degradando o meio ambiente. No Brasil é responsável por cerca de 10% de todo o lixo.


Ruanda proibiu os sacos plásticos em 2005.
Holanda,Israel, Canadá, Índia, Botswana, Quênia, Tanzânia, África do Sul, Taiwan e Singapura também proibiram ou estão em vias de proibir os sacos plásticos.
Em 27 de março de 2007, São Francisco tornou-se a primeira cidade dos EUA a proibir os sacos plásticos.

sexta-feira, 8 de julho de 2011